sexta-feira, 30 de outubro de 2009

CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO.



Aí está o verão. E não importa onde você decidiu pegar sol - no quintal de casa, na praia ou na estrada -, há uma série de precauções a serem tomadas para evitar que as férias sejam interrompidas por algum problema de saúde.

Verão quer dizer sol, e os especialistas são unânimes em dizer que mesmo os mais bronzeados estão sujeitos a envelhecimento prematuro da pele e enrugamento por causa da exposição excessiva ao sol. Além, é claro, de que sol demais aumenta o risco de diversas formas de câncer de pele, inclusive do melanoma, potencialmente letal. Por isso trate de proteger bem a sua pele utilizando um protetor solar de largo espectro, que filtre tanto os raios ultravioleta A quanto B da luz do sol. As crianças, especialmente, precisam estar protegidas - com um protetor que apresenta pelo menos 15 pontos no fator de proteção solar.

Mas não é só a pele que precisa ser protegida. Os olhos também são sensíveis ao sol, e a exposição excessiva pode aumentar o risco de cataratas. Escolha óculos de sol que bloqueiem pelo menos 99% dos raios ultravioleta A e B.

Fazer exercícios em dias de sol quente aumenta a necessidade corporal por água e o risco de insolação. Beba bastante líquidos e faça intervalos entre as sessões de ginástica para esfriar um pouco.

Bebida e direção nunca vão bem juntos, seja qual for o veículo: um carro, um barco ou um jet-ski. Se estiver dirigindo, não beba, e se estiver bebendo, peça a alguém para dirigir por você.

Ao contrário do que se pensa, não é a maionese no salpicão de frango que aumenta o risco de envenenamento alimentar - mas muito mais provavelmente o frango mal cozido ou mal conservado. Lembre-se de manter as comidas quentes sempre quentes, e as comidas frias sempre refrigeradas, para evitar envenenamento por bactérias.

Vai deixar que uma coceira arruine suas férias? Plantas e insetos estão em toda parte, e podem causar dermatites que coçam, em pessoas sensíveis. No entanto, em geral são facilmente eliminadas ou minimizadas lavando-se a área afetada com bastante água e sabão.

Se você vai viajar, não esqueça de colocar o estojo de primeiros socorros na mala. E, se alguém da família usa remédios específicos, não esqueça de levar a receita. Se está indo para lugares em que a infra-estrutura sanitária não é aquelas coisas, evite beber água sem que seja fervida antes ou frutas e vegetais lavados em águas não tratadas. Os cubos de gelo devem ser feitos a partir de água fervida, também. Os primeiros indícios de contaminação pela água é a diarréia - ao primeiro sinal, procure um médico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTARIO É IMPORTANTE.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails