1926 - Philip Drinker efetua a teoria do Pulmão de Aço.
Em virtude da crise da poliomielite, sua pesquisa ganha apoio e passa ter mais financiamento, recebendo complemento de 2000 dólares.
Drinker comprova sua hipótese a qual a caixa torácica submetida a pressão negativa externa, haveria o seu deslocamento permitindo a ventilação pulmonar. Seu experimento foi realizado em gato curarizado com curare produzido na América do Sul.
Em 1929 Drinker e o pediatra Dr. Charles F. McKhann publicaram o artrigo denominado "O uso de novo aparato para prolongar a administração artificial da respiração: Em caso fatal de poliomielite".
Artigo: "O uso de novo aparato para prolongar a administração artificial da respiração: Em caso fatal de poliomielite".
O respirador de Drinker, inventado pelo Dr. Philip Drinker da escola de Harvard da saúde pública, é um dae (dispositivo automático de entrada) mecânico da respiração. É uma grande caixa em que o corpo de um paciente com paralisia respiratória pode ser introduzido. Sua cabeça estende em ar ambiente. Um motor cria um vácuo no respirador que faz com que a caixa expanda. O dióxido de carbono pode ser sugado nos pulmões do paciente. Quando é enchido por vácuo dentro do respirador é enchido , os pulmões do paciente abrem. A repetição persistente deste processo sustenta frequentemente o paciente até que seus pulmões voltem o seu poder normal
As Unidades Intensivas passam a receber grande demanda de Ventiladores ciclados à vácuo, salvando vidas e transformando o atendimento de urgência e emergência.
Os equipamentos possuíam espelhos retrovisores e permitia que os pacientes pudessem efetuar leitura ou falar no telefone.
Modelo Multiplace para crianças salvou inúmeras vidas...
Unidade Respiratória Avançada, pacientes broncopneumônicos.
VISITE O SITE SCIENCEMUSEUM E VEJA COMO ERA MECANISMO DA VENTILAÇÃO MECANICA EM UM DESENHO EM 3D
Atualmente os respira-dores são assim,uma grande diferença,não,mas graças a essas pessoas que tomaram a iniciativa de construir esses equipamentos meios estranhos que a tecnologia hospitalar teve um avanço incrível,a partir da idéia deles muitos aprimoraram e colocaram muita tecnologia nesses equipamentos.Esse post foi para despertar um pouco da curiosidade e contribuir com informações mesmo superficiais sobre a história da evolução tecnológica na medicina.
Mas,meus amigos,não poderia encerrar o post sem meu comentário final,é lamentável que diante de tanta tecnologia disponível,nossos governantes deixam nossos hospitais sem equipamentos e leitos disponíveis para os contribuintes,que somos nós,na hora que é necessário não há vagas para um tratamento adequado a todos,sem falar na falta de funcionários para atender os pacientes,a maioria sobrecarregados,com numero de pacientes bem maior que o permitido.Enquanto pessoas perdem suas vidas por falta de hospitais e leitos,nossos governantes ficam investindo dinheiro em obras monstruosas sem retorno nenhum para a população,e já estamos cansados de saber o porque desses investimentos,hospitais não dão lucro,geralmente é administrado por terceiros e não pela prefeitura ou estado,os quadro de funcionários é reduzido e são submetido ao extremo no trabalho,carga horária excessiva,baixa remuneração e muito pouco incentivo,enxugam o máximo para obter lucro em cima do pouco que é repassado para esses administradores,isso é que eu chamo de total descaso com o ser humano.
MATÉRIA DO POST-MEDICINA INTENSIVA
Olá meu querido amigo !!!
ResponderExcluirNossa eu adorei esta postagem !! Muito interessante saber sobre este tipo de descoberta e ainda mais com fotos para ilustrar !
Incríveis as fotos, nos mostram bem como eram os aparelhos e os esforços destas pessoas para salvar vidas !!
E concordo com seu desabafo no final, é mesmo lamentável que os governantes estejam tão afundados em seu egoísmo e ganância que não tem sequer interesse me melhorar a situação da Saúde...
Um enorme abraço !
Olá querido Mauro.
ResponderExcluirAmigo as Artes, Ciências e Tecnologias estão em constante progresso, meu amigo!
Lamentável que o poder público seja
omisso em atender as necessidades
fundamentais na área da saúde entre outras.
Assino embaixo sua indignação.
Beijos
Querido Mauro!
ResponderExcluirÉ impressionante perceber a capacidade do home em evoluir cada vez mais na luta por melhores condições de sobrevida para as pessoas doentes.
É inimaginável o quanto já evoluíram e estão evoluindo.
Pessoas que estavam sem esperança de vida foram salvas por esta tecnologia.
Mas também é impensável saber que em nosso país algumas pessoas com doenças menos graves, morrem, inutilmente, por falta de atendimento.
É uma realidade brutal.
E quem viaja pelo interior do Brasil não acredita no que vê em relação à saúde, em que algumas pessoas nem precisariam de equipamentos mais sofisticados, apenas um médico para atendê-la a tempo seria suficiente.
Bela postagem amigo!
Um abraço!
Flora!