quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Culinária gaúcha para enfrentar o rigoroso inverno...é de comer lambendo os beiços



O frio intenso atravessa os verdes pampas gaùchos,o vento minuano sopra forte e castiga congelando tudo e todos e para enfrentar esse frio todo nada melhor que um churrasco  é o prato típico do gaúcho, presente nos finais de semana e em dias de festas,enquanto assa a carne e saboreia um bom chimarrão se aquece com o calor das brasas.
Outro prato típico gaúcho e bom para aquecer e dar animo é um arroz carreteiro bem forte carregadode temperos.
Arroz carreteiro


Ingredientes

. 2 xícaras (chá) de arroz
. 4 colheres (sopa) de óleo
. 3 colheres (sopa) de salsa picada
. 1 kg de charque
. 2 cebolas picadas
. 2 dentes de alho amassados

Modo de preparo

Na véspera, lave a carne e corte-a em cubinhos. Cubra com água e deixe de molho até o dia seguinte. Troque a água pelo menos três vezes. Aqueça o óleo em uma panela de ferro e frite a cebola e o alho, mexendo, até dourarem. Junte a carne escorrida e frite-a mexendo. Adicione o arroz sem lavar e frite-o, mexendo sempre. Cubra com água quente até três dedos acima do nível do arroz e misture bem. Prove o tempero, abaixe o fogo, tampe e cozinhe até ficar macio. Se secar, ponha mais um pouco de água quente, tire do fogo e tampe para cozinhar no vapor. Polvilhe a salsa e sirva na panela.
A rabada alguém já comeu ou viu falar,é um prato muito bom e esquenta mesmo ainda mais acompanhado de um bom vinho
Rabada
Ingredientes da rabada: 
2 quilos de rabada, 4 dentes de alho amassados, 2 cebolas grandes, tempero a gosto, 4 mandiocas grandes cortadas em pedaços, 1 tablete de caldo de carne, cebolinha e salsinha a gosto.
PREPARO: 
Lave bem a rabada, tempere com alho, e uma cebola e o tempero a gosto, coloque em um saco plástico e deixe no tempero na geladeira de um dia para outro. Em uma panela de pressão coloque um pouco de óleo, alho, cebola a rabada a mandioca deixe cozinhar por uns 30 min, coloque a salsinha e a cebolinha picadas e está pronto. Uma delícia e bom apetite!
Vaca atolada,nome estranho mas é um prato muito gostoso,como dizemos por aqui de lamber os beiços ou comer rezando 
VACA ATOLADA
A Vaca atolada é um prato típico da comida campeira, tem como principais ingredientes carne bovina e mandioca.
Tropeiros carregavam no embornal, carne mergulhada na gordura, o que garantia alimento por um bom tempo, sem deteriorar. Ao longo das trilhas colhiam mandioca, assim podendo misturá-las e cozinhar junto com as carnes, uma comida forte e boa para dias mais frios da serra. Terrenos íngremes, frios, irregulares, úmidos e principalmente nos períodos de chuva, tornava o solo alagadiço, o gado encalhava e não prosseguia, havia então o momento de remanejamento dos animais, o descanso da tropa e sua alimentação. Assim sendo, foi batizado esse alimento como Vaca Atolada.Há aqueles que remontam sua origem aos índios que já assavam carnes em fogueiras usando grelhas de madeira verde. O churrasco gaúcho seria, então, o precursor do churrasco moderno.
INGREDIENTES:
2 colheres (sopa) de óleo, 1 kg de costela bovina, cortada em pedaços pequenos, 2 cebolas médias picadas, 4 dentes de alho amassados, sal e pimenta-do-reino a gosto (ou tempero pronto), 5 tomates sem sementes picados, 6 colheres (sopa) de tempero verde picado, 3 colheres (sopa) de aguardente, pimenta picada a gosto, 2 folhas de louro, 2 1/2 litros de água quente, 700 g de mandioca descascada, cortada em cubos (já cozida).
PREPARO:
Aquecer uma panela de ferro com banha de porco ou óleo e fritar a cebola, o alho, e a lingüiça cortada em pedaços pequenos. Quando dourar acrescentar o arroz. Fritar mais um pouco, cobrir com água (quente), pôr um pouco de sal e cozinhar com a tampa fechada até reduzir a água e o arroz ficar pronto. Por fim, acrescente o tempero verde.
O mocotó pense em um prato saboroso,é muito consumido pela resposta rápida,aquece mesmo esse também é de lamber os beiços
INGREDIENTES: 
4 patas, 1 tripa grossa,4 quilos de mondongo, 1 lata de extrato de tomate de ½ quilo, 3 molhos de temperinho verde, 2 quilos de feijão branco, 1 quilo de lingüiça fina, ½ litro de óleo, ¼ quilo de cebolas, 5 dentes de alho, 1 molho de manjerona, 5 pimentas verdes, ½ garrafa de vinagre, 6 ovos cozidos.
PREPARO:
Limpar as patas, o mondongo e a tripa grossa na véspera. Retirar a gordura que se acumula na superfície da água em que foram fervidas as carnes e reservar esta água para ser usada na fervura do mocotó. Deixar o feijão de molho de um dia para o outro. Cozinhar na mesma água, acrescentar um pouco da água reservada da fervura das carnes. Quando estiver pronto, socar a metade do feijão, colocar o mondongo, a tripa grossa e a carne das patas, tudo picado, e o restante da água reservada. Mexer para não grudar no fundo da panela. Fritar na gordura bem quente a lingüiça cortada às rodelas. Acrescentar a cebola, o alho e a manjerona picadinhos. Deixar refogar bem, até que os temperos desmanchem. Colocar o extrato de tomate. Quando estiver pronto, virar tudo na panela, onde o feijão e as carnes estão cozinhando. Baixar o fogo e mexer, cuidando para não queimar. Temperar com sal. Picar os ovos cozidos e dois molhos de tempero verde. Misturar tudo e levar à mesa para ser usado ao gosto de cada um. Picar bem a pimenta e um molho de temperinho e misturar com ½ garrafa de vinagre. Este molho também será usado ao gosto de cada um.
O puchero também é um delicioso cozido que os gaúchos apreciam!!
INGREDIENTES:
1 Kg de costela de boi
6 pedaços de osso com tutano 
metade de uma rabada
500 g maminha 
2 cebolas 
2 tomates
3 dentes de alho
1 colher de sopa de manjerona fresca picada
1 amarrado de salsinha
1 folha de louro
1 pimenta verde
1 colher de extrato de tomate
4 colheres de sopa de óleo (eles usam banha)
1 salsão de sopa
1 kg de farinha de mandioca
Legumes e verduras ao gosto do freguês
MODO DE PREPARO:
Frite as carnes e os ossos, já cortados, no óleo quente. Bata o alho, manjerona e a pimenta picada com sal e tempere as carnes.
Acrescente a cebola e o tomate picados, o extrato de tomate, o salsão, salsinha e o louro. Deixe fritar bem até quase queimar. Acrescente água para que cubra a carne uns 25 cm, acerte o sal e deixe cozinhar.
Agora vamos juntar os legumes. Primeiro o repolho, depois as batas e as cebolas, couve flor e mandioquinha. A medida que forem amaciando (sem desmanchar!) retire e coloque a próxima leva.
Passe um litro do caldo para outra panela e prepare um pirão com a farinha de mandioca acrescentada e misturada bem lentamente. Acerte o sal no final.
Volte os legumes para a panela na hora de servir para dar uma aquecida final. Sirva as carnes, e os legumes acompanhados pelo delicioso pirão.Outros pratos, como o feijão mexido (feijão misturado com farinha de mandioca), o quibebe (purê de moranga), a "roupa velha" (sobras de carne com ovos mexidos), o "espinhaço de ovelha", o charque com mandioca, a paçoca de pinhão com carne assado, a couve refogada, o arroz com galinha, o "puchero" (cozido de carne com legumes) e o peixe, fazem parte da culinária rio-grandense
O pinhão na chapa também é tradicional entre o povo gaúcho no intenso frio do inverno que faz com que nas tardes de final de semana o gaúcho fique enclausurado em suas casas onde tem poucas opções de lazer externo,um ambiente aquecido com pinhões preparados na chapa do fogão,uma boa garrafa de vinho ou um bom chimarrão um jogo de canastra entre uma carta e outra um tempinho para saborear um vinho e descascar um pinhão.


Fonte receitas-http://www.piqueteranchodosamigos.com.br/

3 comentários:

  1. A variedade é incrível. Aliado ao frio, que particularmente gosto, somando-se à paisagem vira mundo encantado que existe de verdade.
    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii amiga Rita
      um mundo encantado e cheio de sabores!
      Obrigado pelo carinho e visita!!
      Bjs querida!

      Excluir
  2. Mauro que delícia da culinária gaúcha é muito bom mesmo, Mauro te seguindo lá no NotworkedBlogs me segue lá também, abraços.
    http://www.networkedblogs.com/blog/estrela-da-manha%CC%83

    ResponderExcluir

SEU COMENTARIO É IMPORTANTE.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails