sexta-feira, 17 de junho de 2011

Historia e imagens inéditas da evolução tecnológica na medicina




1926 - Philip Drinker efetua a teoria do Pulmão de Aço.
Em virtude da crise da poliomielite, sua pesquisa ganha apoio e passa ter mais financiamento, recebendo complemento de 2000 dólares.

 Drinker comprova sua hipótese a qual a caixa torácica submetida a pressão negativa externa, haveria o seu deslocamento permitindo a ventilação pulmonar. Seu experimento foi realizado em gato curarizado com curare produzido na América do Sul.
Em 1929 Drinker e o pediatra Dr. Charles F. McKhann publicaram o artrigo denominado  "O uso de novo aparato para prolongar a administração artificial da respiração: Em caso fatal de poliomielite".

Artigo: "O uso de novo aparato para prolongar a administração artificial da respiração: Em caso fatal de poliomielite".

O respirador de Drinker, inventado pelo Dr. Philip Drinker da escola de Harvard da saúde pública, é um dae (dispositivo automático de entrada) mecânico da respiração. É uma grande caixa em que o corpo de um paciente com paralisia respiratória pode ser introduzido. Sua cabeça estende em ar ambiente. Um motor cria um vácuo no respirador que faz com que a caixa expanda. O dióxido de carbono pode ser sugado nos pulmões do paciente. Quando é enchido por vácuo dentro do respirador é enchido , os pulmões do paciente abrem. A repetição persistente deste processo sustenta frequentemente o paciente até que seus pulmões voltem o seu poder normal



As Unidades Intensivas passam a receber grande demanda de Ventiladores ciclados à vácuo, salvando vidas e transformando o atendimento de urgência e emergência.

Room-sized respirator, circa 1932


Os equipamentos possuíam espelhos retrovisores e permitia que os pacientes pudessem efetuar leitura ou falar no telefone.

Modelo Multiplace para crianças salvou inúmeras vidas...
Room-sized respirator, circa 1932


Unidade Respiratória Avançada, pacientes broncopneumônicos.








VISITE O SITE SCIENCEMUSEUM E VEJA COMO ERA  MECANISMO DA VENTILAÇÃO MECANICA EM UM DESENHO EM 3D


Atualmente os respira-dores são assim,uma grande diferença,não,mas graças a essas pessoas que tomaram a iniciativa de construir esses equipamentos meios estranhos que a tecnologia hospitalar teve um avanço incrível,a partir da idéia deles muitos aprimoraram e colocaram muita tecnologia nesses equipamentos.Esse post foi para despertar um pouco da curiosidade e contribuir com informações mesmo superficiais sobre a história da evolução tecnológica na medicina.



Mas,meus amigos,não poderia encerrar o post sem meu comentário final,é lamentável que diante de tanta tecnologia disponível,nossos governantes deixam nossos hospitais sem equipamentos e leitos disponíveis para os contribuintes,que somos nós,na hora que é necessário não há vagas para um tratamento adequado a todos,sem falar na falta de funcionários para atender os pacientes,a maioria sobrecarregados,com numero de pacientes bem maior que o permitido.Enquanto pessoas perdem suas vidas por falta de hospitais e leitos,nossos governantes ficam investindo dinheiro em obras monstruosas sem retorno nenhum para a população,e já estamos cansados de saber o porque desses investimentos,hospitais não dão lucro,geralmente é administrado por terceiros e não pela prefeitura ou estado,os quadro de funcionários é reduzido e são submetido ao extremo no trabalho,carga horária excessiva,baixa remuneração e muito pouco incentivo,enxugam o máximo para obter lucro  em cima do pouco que é repassado para esses administradores,isso é que eu chamo de total descaso com o ser humano.


MATÉRIA DO POST-MEDICINA INTENSIVA 

8 comentários:

  1. Interessante o artigo, gostei principalmente dos vídeos!

    Também concordo que existe uma má administração da saúde pública no Brasil. Espero que um dia ela melhore e se torne de primeiro mundo!

    abraços
    Edu

    ResponderExcluir
  2. "Drinker comprova sua hipótese a qual a caixa torácica submetida a pressão negativa externa..."
    Só consertando: é a DIFERENÇA de pressão negativa. Até hoje, só se encontrou matéria com pressão positiva. A única coisa* que tem pressão negativa é a constante cosmológica, que ainda não foi achada experimentalmente, ou seja, só existe na teoria...
    Fora isto, o post é muito interessante, e a parte da crítica no final melhora ainda mais o post.
    *coisa pois matéria é dito ter pressão positiva...

    ResponderExcluir
  3. Interessantíssimo seu post...

    verei os vídeos com mais calma, pois tenho q deixa-los carregando...

    É o tipo de assunto que me atrai... me aguça... Obrigada.

    Parabéns!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mauro

    muito legal este post, interessantíssimo, informativo. Adorei!


    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. nossa genial! quer dizer então q a pessoa poderia correr o risco d passar o resto da vida presa ao pulmão de ferro? fiquei curiosa e gostaria de saber bem mais sobre isso! obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  6. Oiiii.. ótima matéria, muito interessante....
    bjo. seguindo!


    Érica Ribeiro
    www.ericaribeiro.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito curioso. Sua matéria está de parabens e seu comentário final sobre a saude de nosso país não poderia ser mais oportuna. Sabe o que mais me revolta? Num pais onde não se encontra uma saude de qualidade a menos que se pague, um jogador de futebol chega a ganhar mais de 1 milhão por mês e a multidão se mata para ver eles suando a camisa e ganhando uma vida pra lá de milionária.

    ResponderExcluir
  8. É interesantíssi-mo quando se faz ou construa
    alguma criatividade melhore saude em nosso mundo! Parabens ao dezenvolvimento.
    Vou vizualizar (+) veses, obrigado!!!
    AdS

    ResponderExcluir

SEU COMENTARIO É IMPORTANTE.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails