quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Frases e ensinamentos de Gurdjieff e quem éra essa figura enigmática

“Uma boa vida tem como base o sentido do que queremos para nós em cada momento e daquilo que, realmente, vale como principal”.
VINTE REGRAS DE VIDA 
I) Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo. Repita estas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.
     II) Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.
III) Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso, consciente de que nem tudo depende de você.
IV) Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais, você se exaure.
V) Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, em casa, no grupo habitual. Por mais que isto lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.
VI) Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Não é você a fonte dos desejos, o eterno mestre de cerimônias.
VII) Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas.
VIII) Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.
IX) Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.
X) Evite se envolver na ansiedade e em tensões alheias enquanto há ansiedade e tensão. Espere um pouco, e depois retome o diálogo, a ação.
XI) Família não é você, está junto de você, compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade.
XII) Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trave do movimento e da busca.
XIII) É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de cem quilômetros. Não adianta estar mais longe.
XIV) Saiba a hora certa de sair de cena, de se retirar do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.
XV) Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.
XVI) Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo… para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.
XVII) A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.
XVIII) Uma hora de intenso prazer substitui com folga três horas de sono perdido. O prazer recompõe mais do que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de se divertir.
XIX) Não abandone suas três grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé!
XX) E entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: você será o que se fizer ser!
 
 "Saia à noite, sob um vasto céu estrelado, e levante os olhos para esses milhões de mundos acima da sua cabeça. Em cada um deles provavelmente formigam bilhões de seres semelhantes a você, talvez de constituição superior. Olhe a Via Láctea. A Terra
não pode sequer ser chamada de grão de areia nessa infinidade. Ela se dissolve, desaparece e, com ela, você também. Onde está você? Quem é você? Que quer você? Aonde quer ir? 0 que você empreende não será pura loucura?
Diante de todos esses mun dos, interrogue-se sobre suas metas e suas esperanças, suas intenções e seus meios de realizá-las, sobre o que pode ser exigido de você, e pergunte a si mesmo até que ponto esta preparado para responder a essas perguntas.
Espera-o uma viagem longa e difícil; você se dirige a um lugar estranho e desconhecido. O caminho e infinitamente longo. Você não sabe se poderá descansar nem onde isso será possível. Deve prever o pior. Leve consigo tudo que for necessário para a viagem.
Trate de não se esquecer de nada, porque depois será muito tarde para reparar o erro: você não terá tempo de voltar para buscar o que tiver esquecido. Avalie suas forças. São suficientes para toda a viagem? Quando é que você poderá partir?
Lembre-se de que quanta mais tempo passar a caminho, mais provisões precisara carregar, o que retardara proporcionalmente a sua marcha e alongara ate a duração dos preparativos. E cada minuto é precioso. Uma vez que decidiu partir, por que perder tempo?
Não conte com a possibilidade de voltar. Essa experiência poderia lhe custar muito caro. O guia só se comprometeu a conduzi-lo; não é obrigado a reconduzi-Io. Você será abandonado a si mesmo e ai de você se fraquejar ou perder o caminho; jamais poderá voltar. E, mesmo que o reencontre, fica a pergunta: você voltara são e salvo?
Desventuras de toda espécie espreitam a viajante solitário que não conhece bem o caminho, nem as regras de conduta que ele impõe. Convença-se de que a sua vista tem a propriedade de lhe apresentar os objetos distantes como se estivessem próximos. Iludido quanto à proximidade da meta para a qual você se encaminha, cego por sua beleza e ignorando a medida de suas próprias forças, você não se dará conta dos obstáculos que estão no caminho; não verá as múltiplas valetas que atravessam a senda.
Numa pradaria verde, juncada de flares deslumbrantes, o mato espesso oculta um profundo precipício. E muito fácil tropeçar e cair nele, se seus olhos não estão fixos em cada passo que está dando.
Não se esqueça de concentrar toda a atenção no que o cerca de perto. Não se ocupe com metas distantes, se não quiser cair no precipício.
Entretanto, não se esqueça da sua meta. Lembre-se dela sem cessar e mantenha vivo o seu ardor por atingi-la, para não perder a direção certa. E, tendo partido, esteja atento; o que você atravessou ficou para trás e não tornará a se apresentar: o que não observou num momento dado, não o observará nunca mais.
Não seja curioso demais e não perca tempo com o que atrai a sua atenção, mas não vale a pena. O tempo é precioso e não deve ser desperdiçado com coisas sem relação direta com a sua meta.
Lembre-se de onde está e por que está ali.
Não se poupe e lembre-se de que jamais qualquer esforço é feito em vão.
E agora pode iniciar a caminhada."



Quem é Gurdjieff-George lvanovitch Gurdjieff


(1877 - 1949)

 

De ascendência grega e armênia, ele nasceu em Alexandropol, perto da fronteira da Rússia com a Turquia.
Desde o começo distinguiu-se dos outros meninos na escola por seu questionamento insaciável. Procurou orientação de pessoas mais velhas entre as inúmeras escolas da região. Leu vorazmente e, em tenra idade, deixou seu lar em busca de homens mais sábios ou irmandades que
pudessem possuir chaves para o conhecimento que tinha se tornado uma necessidade para sua vida. Que tenha recebido instruções de mestres espirituais do Oriente não pode haver dúvida.
Durante vinte anos, até 1909, Gurdjieff esteve buscando e viajando, preparando-se adequadamente, dirigido e influenciado pelo que ele chama o Círculo Interior da Humanidade, os portadores do conhecimento que buscava. Durante esse tempo tomou consciência da tarefa que foi chamado a assumir: chamar a humanidade para um conhecimento do significado da vida sobre a Terra.
‘Desde criança tenho a sensação de que algo falta em mim. Sentia que existe outra vida além da vida comum. Uma vida que me chama. Mas como me abrir a ela? Esta pergunta não me deixa em paz e assim tornei-me um cão faminto, perseguindo uma resposta.’
‘Na véspera dos domingos e feriados, como nós, crianças, tínhamos o direito de não nos levantar cedo no dia seguinte, meu pai costumava contar-nos uma história, quer sobre os grandes povos da antiguidade, quer sobre homens notáveis, quer sobre Deus, sobre a natureza ou sobre toda espécie de maravilhas misteriosas. E terminava sempre por algum conto das Mil e Uma Noites.



Gurdjieff em 1947
Consolidação do legado de um mestre espiritual
Em 1922 Gurdjieff instala-se no Castelo de Prieuré-Avon, para estabelecer neste local, em larga escala, o seu Instituto Para o Desenvolvimento Harmonioso do Homem.
No ano seguinte, em Paris, faz a primeira apresentação pública de seu ensinamento. Em seguida, faz outras em Nova York, Boston, Filadélfia e Chicago.
Durante os dez anos seguintes escreve sua série de livros Do Todo e de Tudo, na qual nos transmite suas idéias e termina de compor, com a ajuda de Thomas de Hartmann, sua extensa obra musical, até hoje utilizada nos Grupos ao redor do mundo. Sobre a música dele, Hartmann escreve:
´A música de Gurdjieff é muito variada. A mais comovente é aquela que ele se lembra de ter ouvido, durante suas viagens na Ásia, em templos pouco conhecidos. Ouvindo essa música, somos tocados até o fundo do Ser.´
Depois, até o fim de sua vida, Gurdjieff voltou toda a sua atividade para um trabalho intensivo com seus alunos, notadamente os de Paris, durante a Segunda Guerra Mundial, e, em seguida, com todos os que tinham vindo do mundo inteiro encontrá-lo na França. Morreu em Paris no dia 29 de outubro de 1949.
Abaixo algumas frases relativas ao Ensinamento:
‘Junte a compreensão do Oriente e o saber do Ocidente – e, em seguida, busque.’
´É muito importante encontrar nossa verdadeira vocação na vida. Somente assim se pode realizar o próprio destino.´
´Gurdjieff não está mais entre nós, mas seu Trabalho conosco continua, enquanto não nos esquecermos de suas palavras: Lembrem-se do motivo por que vieram à Terra.’
‘Sei que não é fácil reconhecer que estamos ouvindo coisas novas. Estamos de tal maneira habituados às velhas cantigas, aos velhos refrões, que há muito deixamos de esperar, deixamos até de crer que possa existir alguma coisa nova.’
‘Não posso assegurar que, desde o início, encontrarão aqui idéias novas, isto é, idéias das quais nunca tenham ouvido falar. Mas, se tiverem paciência, não tardarão a notá-las, e desejo-lhes, então, que não as deixem escapar.’
‘Nossa idéia fundamental é a de que o homem, tal qual o conhecemos, não é um ser acabado.’
‘A evolução do homem significará o desenvolvimento de certas qualidades e características interiores que habitualmente permanecem embrionárias e que não podem se desenvolver por si mesmas.’
‘Devemos partir da idéia de que sem esforços a evolução é impossível e de que, sem ajuda, é igualmente impossível.’
‘No caminho da evolução o homem deve tornar-se um ser diferente... adquirir numerosas qualidades novas e poderes que antes não possuía.’
‘Um grupo é o começo de tudo. Um homem só não pode fazer nada, nada pode atingir. Um grupo realmente dirigido pode fazer muito. Tem pelo menos a oportunidade de chegar a resultados que um homem sozinho nunca seria capaz de obter.’’

5 comentários:

  1. Oii!
    nossa, amei esse texto!
    muito lindo mesmo!
    valw pela passada no nosso blog!

    seui quiser nos seguir te seguiremos tb!
    que sabe uma parceria!

    ate mais , sakura

    http://suonatadiinverno.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie meu amigo fofoooo...
    Humm...muito sábio esse senhor Gurdjieff, e as suas regras de vida muito proveitosas...parabéns pelo post. Um super chêro da tia que te adora viu?!

    ResponderExcluir
  3. Olá Mauro querido!
    As frases são ótimas, carregadas de ensinamentos e esse texto...nossa! Me fez realmente viajar! Caminhei entre essas belas imagens e refleti muito. Na verdade, até sabemos como prosseguir, mas o que nos bloqueia mesmo são as quedas...algumas vezes difíceis de mostrar-nos as saídas... Por isso é sempre bom lermos mensagens como essa! Revigora, desperta e anima!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Uma hora de intenso prazer substitui com folga três horas de sono perdido. O prazer recompõe mais do que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de se divertir.

    escuto rock o dia todo. trabalho em casa e o descanso, muitas vezes, passa patido. o prazer que o rock'n roll me proporciona, mesmo durante o trabalho, é absolutamente reconfortante. então, veja, trabalho em casa, ouvindo o melhor, não pego trânsito, o meu trabalho me diverte.

    é isso.

    obrigada pela visita nomeu rebloggando. tb estou seguindo o seu mundo virtual. adorei,

    beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mauro, meu querido amigo eu adorei o texto e vou levar isso aqui comigo sempre rsrs veja q perfeito:
    XVIII) Uma hora de intenso prazer substitui com folga três horas de sono perdido. O prazer recompõe mais do que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de se divertir.

    bom né? bjo bjo bjos

    ResponderExcluir

SEU COMENTARIO É IMPORTANTE.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails