.É usada para a criação de coleção científica ou para fins de exposição, vem como uma importante ferramenta nesse processo conservacionistas, trazendo também uma alternativa de lazer e cultura para a sociedade e como principal objetivo, o resgate de espécimes descartados, reconstituindo suas características físicas e, às vezes, simulando seu habitat, o mais fielmente possível para que possam ser usados como ferramentas para educação ambiental ou como material didático.
É um procedimento exercido por biólogos, que envolve conhecimentos de diversas áreas além da Biologia, como: Química, Anatomia, Comportamento, Ecologia, Artes Plásticas, entre outras. É uma técnica aplicada somente em animais vertebrados e seus registros mais antigos remontam ao império egípcio, a cerca de 2.500 a.C.
Popularmente o termo "empalhar” já foi usado como sinônimo de “taxidermizar” entretanto há muito tempo não se usam mais os rústicos manequins de palha e barro para substituir o corpo dos animais.
A Taxidermia atende a diferentes públicos como donos de animais domésticos, pescadores e caçadores desportistas, criadouros de animais comerciais, bem como museus de história natural, entidades conservacionista, zoológicos, universidades e mais recentemente o teatro e a televisão.
Na preparação de animais para taxidermia, são usadas diversas técnicas como, preparação de esqueleto, preparação de pele cheia, montagem em série, montagem para exposição, preparação de pele em curtume, diafanização, infiltração em parafina, fixação e montagem de coleção de insetos de várias espécies
VOCÊ TERIA CORAGEM DE FAZER ISSO COM SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO DEPOIS DE SUA PARTIDA DESTE MUNDO,KKKKKKKKKKK...EU NÃO TERIA CORAGEM,IMAGINEM CONVIVER COM ELES DURANTE ANOS,SEMPRE BRINCALHÕES E APRONTANDO TODA HORA,E DEPOIS OLHAR PARA ELES O BICHINHO IMÓVEL QUE NEM UMA ESTÁTUA, COM AQUELE OLHAR SEMPRE TE OBSERVANDO KKKKKKKK..NUNCA FARIA ISSO!!
ambiental de preservação do Meio Ambiente, neste contexto a taxidermia de animais silvestres
vitimados em atropelamentos nas rodovias e estradas ou que morrem em decorrência do cativeiro e
do tráfico ilegal, tornam uma ferramenta poderosa, despertando nas pessoas o sentimento de perda
real de uma vida. Quando os animais silvestres morrem em decorrências destes atos de total
desequilíbrio do ecossistema, o animal é forçado a sair de seu habitat natural, por questões como o
desmatamento, queimadas e outros fatores gerados especialmente pela ação do homem, acabam
morrendo atropelados ou morrem para alimentar a indústria do tráfico de animais silvestres, se
encerrando o ciclo vital daquele animal, não tendo em tese mais importância direita dentro do
ecossistema onde estava inserido. O animal silvestre morto que já perdeu sua importância no
contexto do equilíbrio do ecossistema, será reaproveitado pela técnica da taxidermia, se tornando
um instrumento essencial de Educação Ambiental, importantíssimo para que estudantes, e a
população em geral, sejam crianças ou adultos, vejam o animal na sua forma real e não mais em
gravuras ou em vidro com álcool, podendo manuseá-lo e saciar sua curiosidade, sem buscar na
natureza animais vivos ou incentivar que o tráfico e ação de caçadores encarreguem de fazer esta
busca. A taxidermia tem um baixo custo, aproveita o animal silvestre em tese descartado pela
natureza, seja pela ação antrópica ou natural, tem impacto visual que desperta uma consciência
ambiental de preservação, sendo um método que pode através daquele animal taxidemizado traçar
todo conjunto de fatores que deram causa a morte, entrando na ceara não só da proteção da fauna
mais de todo Meio Ambiente
Por -Eduardo Venancio Rocha
FONTE -wikipedia.Taxidermia
Olá, na verdade é uma obra de arte e tanto, ainda que eu tivesse animais de estimação não faria isso, no demais meus parabéns por sua postagem, está excelente.
ResponderExcluirOie meu amigo querido.
ResponderExcluirOlha sinceramente, eu não faria isso jamais com meus "anjinhos de 4 patas", não teria prazer e nem felicidade em tê-los imóveis. Agora no caso da ciência que "dizem" utilizar animais que JÁ morreram eu até acho que "vai lá", mais se eles matam animais pra fazer esse tipo de "arte", ai sou totalmente contra...SOU DEFENSORA DOS ANIMAIS.
Um cherim.
Oi Mauro,
ResponderExcluirEu não teria coragem de fazer isso com animais de estimação, assim como não visitaria um museu ou exposição que os tivesse.
Pelo menos essa prática tem alguma utilidade na Educação Ambiental.
Parabéns pelo post, bastante informativo.
Abraço
Olha,apesar de entender a importancia da coisa toda,eu não acho legal.
ResponderExcluirNão mesmo.
Bem Capaz de eu fazer.
Também sou contra fazer esse tipo de coisa com os animais. Mas se for pelo bem da Ciência, eu concordo. Aproveito também para agradecer a sua visita ao Saiba História.
ResponderExcluirUm fraternal abraço! :)
eles sao fieis ate a morte.entao porque faser isso com seu animal???? fassa isso com voceis que apoiam essa burrice que voceis acham legal; de ´Rodrigo´
ResponderExcluirNão acredito que todos estes animais foram mortos de maneira natural ou atraves de acidente, creio eu que mentes doentes o mataram para ter um trofeu a exibir, sou totalmente contra isso e não tem nada de arte nisso.
ResponderExcluirSou a favor da matança de caçadores, covardes e dai embalsama-los para mostrar a sociedade, dai sim escrever, "Aqui jaz um verme que fazia mal a criaturas indefesa, foi tarde".
quanta maldade!!!isso é horrivel!!!coitado dos animais, sem defesa nenhuma são caçados, capturados e assassinados. Para se tornarem objetos de decoração e exibicionismo! pura crueldade humana! é o fim do mundo!!!!!
ResponderExcluirBom Diaaaaaa...
ResponderExcluirMandei um comentário anterior, mas se fosse posível nao deixar visivel para os visitantes do site!!!!
Obrigada,
Juliana
Boa noite
ExcluirRespondendo a sua pergunta,infelizmente não trabalho e não conheço alguém que trabalhe com essa técnica de Taxidermia!!!
Valeuuuu... e muito obrigado pela visita!!