domingo, 21 de novembro de 2010

Imagens da mãe natureza

Em paisagens que se vislumbram


Pássaros voam levando as lamurias vividas


As mágoas guardadas


Os sofrimentos sentidos


Dá-se passos pequenos


Aproveitando toda a beleza


Para limpar a alma de tudo


E a felicidade tornar-se parte da natureza
Blue Heaven

 
ÁRVORE-MÃE

A imagem da Árvore-Mãe, freqüente em inúmeras culturas, tem significado duplo. Em primeiro nível simboliza a Mãe Terra, princípio feminino que alimenta a vida; em nível mais profundo, representa a energia vital e invisível que repousa no seio da Terra e é fecundada pela energia masculina do vento, da chuva e do Sol. Na pré-história as árvores eram adoradas como divindades e algumas vezes consideradas a personificação de poderes naturais malignos como os trovões, os raios e as tempestades.
Se apaziguadas pela adoração, as árvores divinas garantiriam fertilidade aos homens e aos animais, abundância nas colheitas, sucesso no comércio e nas guerras.
Com o crescimento do Cristianismo, os ritos de adoração diminuíram. As árvores passaram a ser utilizadas como um suprimento na alimentação, como combustível, na construção de cidades e de embarcações, na fabricação de implementos agrícolas, e matéria-prima para suprir as necessidades diárias.
A partir do início deste século, algumas espécies de árvores começaram a desaparecer. Apesar da existência de leis de proteção ambiental, ainda não foi possível impedir a redução das espécies florestais no mundo inteiro. Hoje sabemos o quanto é necessário preservar os ecossistemas naturais e começar a recuperar os já desfeitos. Mas ainda não podemos nos alegrar: a luta para manter o equilíbrio ambiental é incessante.
O que a árvore faz à mãe-natureza, a sua importância no equilíbrio da vida e do planeta ainda não está na consciência de todos os cidadãos. Infelizmente. É preciso que essa consciência seja adquirida sem o sacrifício de enfrentarmos num futuro próximo a completa desertificação do mundo. Mas é preciso que façamos todos os dias um pouco. E que fiquemos ao lado dela (a árvore) e lutemos por sua preservação, de todas as formas possíveis. E que façamos nascer novas árvores, ajudando-as a crescer. Com isso estamos fazendo um grande auxílio ao mundo, a nós mesmos e às futuras gerações. Façamos festas à Primavera e meditemos firmemente que a ÁRVORE é essencial à vida e que é dela que os seres que habitam a Terra tiram o alimento, a morada, as substâncias químicas, a proteção dos mananciais, a preservação do solo e a sombra.
Edgard Rocha Filho é advogado e ambientalista
















Por Rafael Henrique - fottus

3 comentários:

  1. Sensacional, poema, texto e imagens, se enquadrando perfeitamente.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. NOSSA,ESSAS IMAGENS ME PASSARAM UMA TRANQUILIDADE INCRÍVEL! BELÍSSIMAS FOTOS.

    ABRAÇOS DO MATO GROSSO.

    ResponderExcluir
  3. Teria como disponibilizar as imagens para download para usar como wallpaper HD?

    ResponderExcluir

SEU COMENTARIO É IMPORTANTE.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails