sábado, 6 de novembro de 2010

E assim nasceu"o cinema"

 ORIGEM
Hoje em dia, o cinema baseia-se em projeções públicas de imagens animadas. O cinema nasceu de várias inovações que vão desde o domínio fotográfico até a síntese do movimento utilizando a persistência da visão com a invenção de jogos ópticos
Jogos de sombras – Surge na China, por volta de 5.000 a.C. É a projeção, sobre paredes ou telas de linho, de figuras humanas, animais ou objetos recortados e manipulados. O operador narra a ação, quase sempre envolvendo príncipes, guerreiros e dragões.
Câmara escura – Seu princípio é enunciado por Leonardo da Vinci, no século XV. O invento é desenvolvido pelo físico napolitano Giambattista Della Porta, no século XVI, que projeta uma caixa fechada, com um pequeno orifício coberto por uma lente. Através dele penetram e se cruzam os raios refletidos pelos objetos exteriores. A imagem, invertida, inscreve-se na face do fundo, no interior da caixa.

Lanterna mágica – Criada pelo alemão Athanasius Kirchner, na metade do século XVII, baseia-se no processo inverso da câmara escura. É composta por uma caixa cilíndrica iluminada a vela, que projeta as imagens desenhadas em uma lâmina de vidro.


.Thaumatrópio
Inventado por Willian Fitton em 1825.
Um disco de papelão com uma imagem em cada lado é preso a dois pedaços de barbante. Quando as cordas são torcidas rapidamente entre os dedos as imagens dos dois lados parecem se combinar em uma graças aos princípios da persistencia da visão. 

Por exemplo, se for desenhado num lado do disco uma gaiola e no outro um passarinho, ao rodar o fio esticado as duas imagens fundem-se dando a impressão de que o pássaro está dentro da gaiola



Fenacistoscópio
Embora este princípio tenha sido reconhecido pelo matemático grego Euclides e, posteriormente, em experiências de Newton, não foi até 1829 que este princípio tornou-se firmemente estabelecida pelo belga Joseph Plateau. Planalto planejado, em 1829, inventou em 1832. Ainda no mesmo ano o austríaco Simon Von Stampfer inventou o disco estroboscópico, uma máquina semelhante.
O phenakistoscope utilizar um disco giratório ligado verticalmente em uma alça. Ao redor do centro do disco uma série de imagens foi elaborado correspondentes aos quadros da animação, em torno de sua circunferência era uma série de fendas radiais. O usuário que rodar o disco e olhar através das fendas que se deslocam a reflexão do disco em um espelho.
A digitalização das fendas entre as imagens refletidas mantinha desde a simples confusão em conjunto, de modo que o usuário verá uma rápida sucessão de imagens com a aparência de uma imagem em movimento (ver também a persistência da visão). Uma variante do que tinha dois discos, um com fendas e um com fotos, este foi um pouco mais pesado, mas não precisava de espelho. Ao contrário do zootrópio e seus sucessores, a phenakistoscope praticamente só poderia ser usado por uma pessoa de phenakistoscope time.The era apenas famosa por cerca de dois anos devido à mudança de tecnologia.


File:Phenakistoscope 3g07690u.jpg
Phenakistoscope 3g07690d.gifPhenakistoscope 3g07690b.gifPhenakistoscope 3g07690a.gif

A Zootropo

Inventado em 1834, o zootrópio é um cilindro oco com uma série de fendas na metade superior. Uma faixa com o mesmo número de imagens um pouco diferente é colocada na metade inferior do tambor. Quando você girar o tambor, as fendas funcionam como janelas para mostrar as imagens uma de cada vez. Cada uma das imagens mostra uma parte um pouco diferente do movimento que se misturam em um movimento suave.


File:Zoetrope.jpg

 
O Praxynoscópio 
É um aparelho que projeta na tela imagens desenhadas sobre fitas transparentes, inventado pelo francês Émile Reynaud (1877). A princípio uma máquina primitiva, composta por uma caixa de biscoitos e um único espelho, o praxinoscópio é aperfeiçoado com um sistema complexo de espelhos que permite efeitos de relevo. A multiplicação das figuras desenhadas e a adaptação de uma lanterna de projeção possibilitam a realização de truques que dão a ilusão de movimento.

O Mutoscope -
Nosso Mutoscope - fabricado pela International Mutoscopes Reel Co, de Nova York em 1900.
Ele contém um grande livro, filme com duas modelos seminuas. A velocidade na qual tem lugar a acção depende da rapidez com que você gire o punho!

O cinetoscópio 
É um início de movimento dispositivo de exibição de imagem. Apesar de não ser um filme-projetor foi desenhado para os filmes a serem vistos individualmente através da janela de um gabinete de habitação de seus componentes, o cinetoscópio introduziu a abordagem básica que se tornaria o padrão para todos projeção cinematográfica antes do advento do vídeo: ele cria a ilusão do movimento, através da veiculação de uma tira de película perfurada tendo imagens seqüenciais através de uma fonte de luz com um obturador de alta velocidade. Descrita pela primeira vez em termos conceituais EUA pelo inventor Thomas Edison, em 1888, foi largamente desenvolvido pelos seus funcionários William Kennedy Laurie Dickson entre 1889 e 1892. Dickson e sua equipe no laboratório de Edison também criou o Kinetograph, uma câmara de imagem inovador, com rápido movimento intermitente, ou stop-and-go, o movimento de cinema, a fotografia de filmes para os experimentos em casa e, eventualmente, apresentações comerciais cinetoscópio
Em 14 de abril de 1894, a primeira exibição comercial de filmes na história foi dada em Nova York, usando Kinetoscopes dez. Instrumental para o nascimento da cultura do cinema americano, o cinetoscópio também teve um grande impacto na Europa, sua influência no exterior foi ampliada por decisão de Edison não procurar patentes internacionais sobre o dispositivo, facilitando inúmeras imitações e melhorias na tecnologia. Em 1895, Edison apresenta o Kinetophone, que se juntou ao cinetoscópio com um fonógrafo de cilindro. Filme de projeção, que Edison inicialmente desprezado como financeiramente inviável, logo substituído o modelo cinetoscópio de exposições individuais. Muitos dos sistemas de projeção desenvolvida pela empresa de Edison, em anos mais tarde viria a usar o nome do cinetoscópio.



kinetoscope parlor

cinematógrafo
Há quem considere o cinematógrafo como um aperfeiçoamento feito pelos irmãos Lumière do cinetoscópio de Thomas Edison. O cinematógrafo terá no entanto sido inventado pelo francês Léon Bouly em 1895. Bouly teria perdido a patente, de novo registada pelos Lumière, a 13 de Fevereiro de 1895.
Baseado na invenção de Edison, Auguste e Louis Lumière inventaram o cinematógrafo, um aparelho portátil que consistia num aparelho três em um (máquina de filmar, de revelar e projetar). Em 1895, o pai dos irmãos Lumière, Antoine, organizou uma exibição pública paga de filmes no dia 28 de dezembro no Salão do Grand Café de Paris. A exposição foi um sucesso. Este dia, data da primeira projeção pública paga, é comumente conhecida como o nascimento do cinema mesmo que os irmãos Lumière não tenham reivindicado para si a invenção de tal feito. Porém, as histórias americanas atribuem um maior peso a Thomas Edison pela invenção do cinema, quando na verdade o que ele fez foi pegar pequenos videos e exibi-los em maquinas caça-níquel, e para não perder tal fonte lucrativa sempre foi contra a exibição dos filmes em grandes salas.

Os irmãos Lumière enviaram ao mundo, a fim de apresentar pequenos filmes, os primeiros registros como um início do cinema amador. "Sortie de l'usine Lumière à Lyon" (ou "Empregados deixando a Fábrica Lumière") é tido como o primeiro audiovisual exibido na história, sendo dirigido e produzido por Louis Lumière. Do mesmo ano, ainda dos irmãos Lumiére o filme "The Sprinkler Sprinkled", uma pequena comédia. Menos de 6 meses depois, Edison projetaria seu primeiro filme, "Vitascope".





A era do som
Até então já haviam sido feitos experimentos com som mas com problemas de sincronização e amplificação. Em 1926, a Warner Brothers introduziu o sistema de som Vitaphone (gravação de som sobre um disco) até que em 1927, a Warner lançou o filme "The Jazz Singer", um musical que pela primeira vez na história do cinema possuia alguns dialogos e cantorias sincronizados aliados a partes totalmente sem som; então em 1928 o filme "The Lights of New York" ,(também da Warner), se tornaria o primeiro filme com som totalmente sincronizado. O som gravado no disco do sistema Vitaphone foi logo sendo substituído por outro sistema como o Movietone da Fox, DeForest Phonofilm e Photophone da RCA com sistema de som no próprio filme.

O Beijo, lançado em 1929 e protagonizado pela atriz sueca Greta Garbo, foi o último filme mudo da MGM e o último da história de Hollywood, com exceção de duas jóias raras de Chaplin: Luzes da Cidade e Tempos Modernos.
No final de 1929, o cinema de Hollywood já era quase totalmente falado. No resto do mundo, por razões economicas, a transição do mudo para o falado foi feito mais lentamente. Neste mesmo ano já lançado grandes filmes falados como "Blackmail" de Alfred Hitchcock (o primeiro filme inglês falado), "Applause" do diretor Rouben Mamoulian (um musical em preto e branco) e "Chinatown Nights" de William Wellman (mesmo diretor de "Uma estrela nasce" de 1937). Foi também no ano de 1929 criado o prêmio Oscar ou Prêmios da Acadmia que serve até os dias atuais como premiação aos melhores do cinema.

Criatividade

O uso do som fez com que o cinema se diversificasse mais em termos de gêneros nascia entre eles o musical algumas comédias. E com a junção dos dois surgia a comédia musical.
Filmes históricos ou bíblicos na maioria das vezes caminharam de mãos dadas. Dentre os que misturavam este dois gêneros se destacaram "Os dez mandamentos" (versão original de 1923), "Rei dos Reis" de 1932 e Cleopatra de 1934.
Filmes de gangsters se tornaram populares como por exemplo "Little Caesar" e "The Public Enemy" ambos de 1931. Este tipo de filme foi fortemente influenciado pelo Expressionismo Europeu. Talvez o ator que mais se destacou neste gênero foi Humphrey Bogart.
O gênero ficção cinetífica já existente desde o cinema mudo foi se desenvolvendo cada vez mais com a produção de clásicos como "Drácula" (com Bela Lugosi) de 1931 e "Frankenstein" (com Boris Karloff) do mesmo ano.
O duplo sentido com conotações sexuais de Mae West em "She Done Him Wrong" de 1933. A comédia anarquica sem sentido dos Irmãos Marx.
Em 1939 os maiores êxitos do cinema foram "O Maravilhoso Mágico de Oz" e o "Gone with the Wind" (pt: "E tudo o vento levou"; br: "E o vento levou").
Na Itália foi criada a Cinecittà por ordem de Mussolini em 1937. Na América Latina se destacaram o mexicano Cantinflas e a luso-brasileira Carmem Miranda.  Carmem Miranda estreou no filme "Alô, Alô Carnaval" de 1936 mas conseguiria sucesso internacional na década seguinte atuando em Hollywood
 A cor no cinema 
surgiu bem mais tarde, já em meados da década de 1950. Hoje em dia esses dois elementos são marcas indispensáveis da maioria dos filmes produzidos, mas é ainda possível encontrar diretores que preferem trabalhar como nos antigos tempos. 
cinema-3d.jpg


a fine digital 3d cinema experience


FONTE wikipedia

2 comentários:

  1. olá guri
    adorei dar uma viajada
    e saber um pouco mais sobre o surgimento
    do cinema
    muito bem descrito seu post

    bjo grande

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela qualidade do artigo e parabéns pelo blog também. Temos uma coluna na Radio Nucleo Base chamada Conta-Gotas onde vários assuntos e artigos de qualidade são postados por alguns colunistas. Se você desejar, pode postar seus artigos, que são de excelente qualidade, e gerar movimento entre nossos ouvintes. Temos um publico ativo, adulto (com média de 25 a 60 anos), consumidor, afinal o tipo de música que
    tocamos na rádio não é para adolescentes e a nossa grade, mesmo tendo vários estilos musicais, é para cabeças pensantes. E o seus site fecha bem conosco. Estamos atualizando o site, para melhorar o visual, mas vamos manter uma lista também, de Parceiros. Automaticamente seu site estrará na lista. Pense com carinho no assunto. Cremos que será interessante para todos. E depois, aos poucos, podemos colocar menções a seu site e trabalho na programação da rádio, em audio. É bem interessante tambem. Se for do seu agrado, por favor, nos responda. Grande abraço e mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho. Cristofer. radio@radionucleobase.com.br

    ResponderExcluir

SEU COMENTARIO É IMPORTANTE.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails