Andorinha leva 13 dias para ir do Brasil aos EUA e surpreende cientistas
Uma andorinha-azul fez o trajeto entre a Amazônia e o Estado americano da Pensilvânia em apenas 13 dias, surpreendendo cientistas do Canadá, que pela primeira vez conseguiram rastrear toda a rota migratória dessas aves individualmente.
A mesma andorinha-azul tinha levado 43 dias na sua "viagem" de ida - uma distância de cerca de 15 mil km -, quando migra para o sul para evitar o inverno no Hemisfério Norte.
Ao retornar na primavera seguinte, a ave atingiu uma velocidade média de 577 km por dia.
Em um estudo publicado na revista científica Science,os pesquisadores afirmam ter descoberto que essa velocidade chega a ficar entre o dobro e o triplo do que se acreditava até agora
'Mochila'
A pesquisa só foi possível graças a um minúsculo dispositivo de rastreamento colocados nas costas dessas pequenas aves, que têm peso médio entre 40 g e 50 g.
Nasa lança campanha contra boatos de fim do mundo em 2012
Com a onda de boatos e a exposição do filme "2012", a Nasa (agência espacial americana) se viu obrigada a lançar uma campanha na semana passada. Os "profetas do apocalipse" afirmam que o mundo iria terminar em 21 de dezembro de 2012, com a colisão da Terra com um suposto planeta desconhecido. A agência inaugurou um blog com perguntas e respostas para esclarecer cientificamente todos os rumores.
http://blogs.nasa.gov/cm/newui/blog/blogs.jsp
Confirmada água na Lua
Cerca de 90 litros de água sob forma de gelo congelado há bilhões de anos estavam escondidos em cratera lunar.
A descoberta foi feita graças à missão Lcross, iniciais de Lunar Crater Observation and Sensing Satellite, que bombardeou a Lua no dia 9 de outubro.
Depois de percorrerem nove milhões de quilômetros e 113 dias, o foguete Centaur se separou do satélite Lcross e se chocou à Lua em alta velocidade na região permanentemente sombreada da cratera Cabeus, perto do pólo sul lunar.
O impacto abriu um buraco entre 18 e 30 metros de largura e encontrou cerca de 90 litros de água congelada. O choque causado pelo Centaur criou uma nuvem de vapor e poeira fina e também revelou a existência de um material mais pesado.
O anúncio de hoje feito pela NASA reforça os planos de tornar a Lua uma base para viagens a locais mais distantes da Terra. A descoberta também confirma a fonte das grandes quantidades de hidrogênio observadas nos pólos lunares.
Os dados da Lcross mostram que existe mais água, e que ela está mais espalhada na Lua, do que antes imaginado.
Segundo comunicado da NASA, as concentrações exatas de água ainda são incertas, mas com certeza ela está presente na região
Ainda bem que a Nasa fez isso, já estou ficando enjoado de gente falando que realmente pode acontecer algo.
ResponderExcluirO que as pessoas queriam, que os Mais escrevessem um calendário infinito, eles pararam para continuar quando fosse necessário. Morreram antes disso.